domingo, 8 de novembro de 2009

VALONGO



Valongo é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, Região Norte e sub-região do Grande Porto, com cerca de 19 693 Habitantes. É sede de um pequeno município no que concerne ao território com 76,00 km² de área, mas um dos maiores do país no que diz respeito à população, com mais de 98 638 habitantes (2008), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Santo Tirso, a nordeste por Paços de Ferreira, a leste por Paredes, a sudoeste por Gondomar e a oeste pela Maia.

O concelho foi criado em 1836, por desmembramento do concelho da Maia e após ter sido transferida a Câmara Municipal, que estava em Alfena (mais precisamente na Codiceira - centro da vila Alfenense).

Outros pólos importantes são Ermesinde e Alfena, as duas freguesias mais populosas do concelho.


Em Valongo, existe as serras de Santa Justa, Pias e Castiçal. Na serra da St. Justa existe o Parque Paleozóico aonde é possível visitar os fojos das pombas e das valérias alem de espécies em vias de extinção como a salamandra lusitana.



As freguesias do concelho de Valongo são as seguintes:


As cidades do concelho de Valongo são:


Ermesinde e Valongo.


Daniel Henriques - 7º D

1 comentário:

  1. Daniel, é com muita satisfação que gosto de passar os olhos pelos trabalhos dos meus alunos. Acima de tudo, são vocês que aprendem quando pesquisam os temas de vosso agrado.

    Parabéns! E continua ...

    A professora de Geografia

    ResponderEliminar