terça-feira, 24 de novembro de 2009

ESTRABÃO


Estrabão, nasceu no ano 64 a.C. e morreu no ano 11 d.C. Durante esse tempo ele foi historiador, geógrafo e filósofo grego. Foi o autor da monumental Geographia, um tratado de 17 livros contendo a história e descrições de povos e locais de todo o mundo que lhe era conhecido à época.

Estrabão nasceu numa família rica da Amaseia (actual província da Amasya, na Turquia) em Pontus, que tornando-se parte do Império Romano à época do seu nascimento, permitiu-lhe prosseguir os estudos dos vários geógrafos e filósofos em Roma. Apesar de filosoficamente um estoicista, politicamente era um proponente do imperialismo romano. Posteriormente fez várias viagens, entre elas ao Egipto e à Etiópia.

Não se sabe ao certo quando Estrabão escreveu a Geographia, alguns historiógrafos localizam os primeiros esboços da obra durante o ano 7 d.C., outros no ano 18 d.C., mas a versão final data do reinado do imperador Tibério, uma vez que a morte de Juba, rei da Maurousia (no ano 23 d.C.) nela é mencionada. Apesar de inúmeros erros (especialmente sobre a direcção dos Pirenéus), a sua Geographia foi, juntamente com a de Ptolomeu a primeira obra desse género herdada da antiguidade. História, religião, costumes locais e as instituições dos de diferentes povos estão misturados às descrições geográficas.

Outra obra de sua autoria, a História, que continuava a de Políbio, está perdida para nós e é referida pelo próprio Estrabão que afirma tê-la escrito. O que chegou até nós é o fragmento de um papiro que se encontra, actualmente, na Universidade de Milão.

Ana Rita Sousa - 8ºA


2 comentários:

  1. Só com trabalho alcançamos o que desejamos, e acredita que vale sempre a pena o esforço pelo saber. Afinal este nunca ocupa lugar, permanece onde quer que estejamos e para sempre.

    Parabéns!
    A tua profesora de Geografia

    ResponderEliminar
  2. estrebaõ foi e sempre vai ser o maior homem do mundo inteiro

    ResponderEliminar