terça-feira, 3 de novembro de 2009

ERMESINDE...HISTÓRIA


A CIDADE DE ERMESINDE

Implantada na parte Noroeste do Concelho de Valongo e a meia dúzia de quilómetros da cidade do Porto, a cidade de Ermesinde confronta a Norte com a freguesia de S. Pedro Fins ( concelho da Maia), a Oeste com a freguesia de Águas Santas (concelho da Maia), a Este com a freguesia de Valongo (concelho de Valongo), a Nordeste com a freguesia de Alfena (concelho de Valongo) e a sul com a freguesia de Baguim do Monte (concelho de Gondomar).


Atravessada pelo rio Leça, e abrangendo uma área de cerca sete quilómetros quadrados, esta cidade apresenta uma topografia pouco acidentada, com uma altitude média que ronda os noventa metros. O seu ponto mais elevado encontra-se no Lugar da Formiga (com cerca de 140 metros de altitude), ao passo que a altitude mais baixa será atingida nos lugares da Cancela e da Travagem.


As referências que existem, sobre o seu passado, dizem-nos que, a antiga freguesia de S. Lourenço de Asmes, passou a ser oficialmente designada Ermezinde a partir da implantação da República (1910). Sabe-se que em 1911 a Junta da Paróquia de S. Lourenço de Asmes, como era então conhecida, presidida por Amadeu Vilar, requereu ao Governo Provisório que o nome oficial da povoação fosse Ermezinde.


O topónimo Ermezinde é de origem Germânica e significa “caminho íngreme”. Mas há ainda outra explicação para este nome. Pelo século IX, no ano de 890, aparece uma D. Ermezenda, filha de D. Gundezindo, donatário desta região e que fez ao demolido convento dos beneditinos de Rio Tinto, importantes doações. D. Ermezenda, pertencia ao convento das monjas de Rio Tinto e seria senhora das terras onde se encontra o lugar de Ermesinde, a dois quilómetros do lugar onde existiu o convento. O nome do lugar seria então Terras de D. Ermezenda, e começaria a povoar-se com os casais dessa senhora.


A construção das vias do caminho de ferro do Douro e do Minho em 1875, escolhendo uma zona praticamente despovoada, para bifurcação das duas linhas deu à estação o nome do núcleo mais importante da povoação que nesse tempo era o lugar de Ermesinde. Esta zona começou então a povoar-se, rapidamente, com o movimento da estação, tendo o nome de Ermesinde, começado a ser cada vez mais conhecido, ultrapassando o de S. Lourenço de Asmes, nome verdadeiro da freguesia.

É difícil determinar quando é que Ermezinde ou S. Lourenço de Asmes se constituiu em freguesia. No entanto todos os estudos apontam para que tenha sido depois do Concílio de Trento (1545-1563), altura em que se criaram os registos paroquiais.


Ermesinde foi elevada à categoria de Vila em 12 de Junho de 1938. Em 27 de Outubro de 1979, criou-se, o Bairro Administrativo de Ermesinde, cuja área de intervenção, definida pelo Executivo Camarário, e alargava também à Freguesia de Alfena. Em 13 de Julho de 1990, a Assembleia da República, por unanimidade, aprovou a passagem de Ermesinde a cidade.

Daniel Henrique – 7ºD



1 comentário:

  1. Pesquisar sobre a nossa "terra", tantas vezes descondecida, é um prazer para quem escreve e também para quem quer saber um pouco mais sobre a cidade de Ermesinde, como eu por exemplo.

    Obrigada.
    A tua Professora de Geografia

    ResponderEliminar