terça-feira, 24 de novembro de 2009

HUMBOLDT

FRIEDRICH HENRICH ALEXANDER : BARÃO DE HUMBOLDT



Nasceu em 14 de Setembro de 1769 e morreu em Berlim, Alemanha, em 1859. Alexander Von Humboldt foi um naturalista dotado de uma polivalência extraordinária que, desde sua morte, nunca mais se observou.

A ciência desenvolveu-se e especializou-se certamente de uma forma não mais vista. Ele especializou-se em diversas áreas: etnógrafo, antropólogo, físico, botânico, humanista e tendo lançado as bases de ciências como a Geologia, Climatologia e Geografia. Von Humboldtd foi um pesquisador criterioso, mas sempre o fez com uma visão geral e imparcial.

Estudos

Quando tinha 14 anos de idade, fixou-se em Berlim para dar continuidade aos seus estudos. Mais tarde frequentou as Universidades de filosofia [Oder] e Göttingen, onde tirou os cursos de História, Filosofia e Ciências Naturais. No ano de 1789, aos 20 anos, fez sua primeira viagem de cunho científico, passando pelos Países Baixos, Alemanha e Reino Unido, e principalmente ao longo das margens do rio Reno, seguindo o naturalista Georg Foster, que trabalhava com o Capitão Cook, quando este fez a sua viagem à volta do Mundo.

As suas viagens exploratórias pela América Central e América do Sul, aconteceram entre 1799-1804. Já pela Ásia a sua exploração científica, ,em 1829, tornaram-no mundialmente conhecido, ainda antes da sua morte, chegou a receber muitos prémios.Deixou várias obras, sendo a principal o Kosmos, uma condensação do conhecimento científico da época.Trocou correspondência científica com colegas, cerca de 35 mil cartas, das quais aproximadamente 12 500 estão arquivadas em óptimas condições.

João 8º B

1 comentário:

  1. Eu sei que este artigo é do João do 8ºB mas por falha não foi referido.
    Parabéns pelo teu artigo ... afinal já falamos sobre ele.
    Gostava de apreciar outros artigos teus pois percebi que vais continuar a ser um dos nossos jornalistas.

    Parabéns... e continua.
    A tua professora de GEO

    ResponderEliminar