sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dia Mundial da Tolerância


17 de Novembro

No dia 17 de Novembro de 2009 comemora-se o Dia Mundial Da Tolerância que foi instituído por Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1995, em Paris na França.


A Declaração da ONU fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Nela os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana.


Além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância, a convivência pacífica entre os povos vizinhos. Foi então evocado o dia 17 de Novembro, quando da assinatura da constituição da UNESCO já em 1945. Remetia, ainda, para a Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:


Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);


Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19)


A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).


Portugal lança uma campanha internacional Todos Diferentes, Todos Iguais, no âmbito do Conselho da Europa, cuja responsabilidade de promoção e desenvolvimento está a cargo do Instituto Português da Juventude (IPJ). A campanha, em 2006 e 2007, foi executada na generalidade dos 46 estados-membros do Conselho da Europa, e visava a sensibilização pública para a integração e participação social, o respeito pela tolerância e compreensão mútua e a promoção da igualdade.


Em Portugal, pretende-se que esta campanha possa chegar a um maior número de jovens, sensibilizando-os para a necessidade de construção de uma sociedade inclusiva com respeito pela tolerância e pelos Direitos Humanos.



Ana Lage – 8ºA




1 comentário:

  1. Ana, a tua dedicação este ano na disciplina de Geografia é fabulosa.

    Estás curiosa e atenta às minhas solicitações.
    Parabéns.

    A tua professora de Geografia

    ResponderEliminar