terça-feira, 17 de março de 2009

Um Dia numa Aldeia do Neolítico



Decidi mudar o meu destino das férias. Desta vez fui viajar pelo passado, pela época do Neolítico!

Mal cheguei acolhi-me logo numa aldeia. Esta aldeia tinha cerca de cem casas e lá, viviam cerca de quinhentos habitantes!

Não pude deixar de reparar que existia uma divisão de tarefas, em que os homens faziam o trabalho mais árduo: dedicavam-se à pesca, à caça, à domesticação de animais e ainda à agricultura enquanto que as mulheres ficavam com as crianças, trabalhavam na olaria, na tecelagem e ainda, por vezes, auxiliavam os homens com tarefas agrícolas.

Naquela altura, já existia a agricultura. Pelo que ouvi, um grupo de homens, já há algum tempo observava as sementes caírem na terra e tempos depois, germinarem, dando origem a uma planta semelhante.

Outra actividade que, também, observei nesta aldeia foi a domesticação de animais. O cão foi o primeiro animal a ser domesticado, mais tarde, a cabra, a ovelha, entre outros.

Ao lembrarem-se dos seus antepassados, já percebiam que tinham evoluído. Já não era necessário ficar sem a comida, quando esta escasseava. Nesta altura, já tinham outras fontes de alimento, que facilitavam a existência de excedentes.

Inventou-se a arquitectura e construiram-se Antas, onde eram sepultados os mortos da aldeia.

Antes de partir, apercebi-me que aquele povo era sedentário. Já não eram nómadas, e por isso, viviam naquela aldeia há algumas gerações.


Cátia Martins 7ºC

2 comentários:

  1. Parabéns Cátia! Foi com muito gosto que também eu viajei pelo Neolítico. Desta forma relembramos, com pequenas estórias, a Pré - História ou a História.

    ResponderEliminar
  2. muito giro cátia eu ando no 7 ano e este texto ajudou-me a pereceber melhor o neolitico

    ResponderEliminar