domingo, 16 de maio de 2010

DESCOBRIR AS SERRAS DE VALONGO


“Descobrir as Serras de Valongo”



Na Sala de Convívio dos Alunos, no dia 11/03/2010, por sugestão da entidade dinamizadora, Departamento do Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Valongo - CMIA, os alunos do 7º Ano assistiram à referida sessão.


Esta actividade não estava prevista no Plano Anual de Actividades, no entanto foi solicitada à escola a sua realização, a qual o Grupo de Geografia decidiu apoiar.
Assim durante todo o dia foram realizadas duas Sessões Temáticas “ Descobrir as Serras de Valongo”, uma na parte da manhã e outra na parte da tarde, para 6 turmas.



Assim três turmas, em cada 90 minutos, através do diálogo horizontal entre oradora e alunos foi explanada esta temática, através de um powerpoint e da exploração de um painel muito elucidativo para consolidação da mesma.
Realizaram um passatempo, do tipo palavras cruzadas, sobre as características das duas serras: Pias e S. Justa, no final da sessão, com a oradora.
Foi oferecido a cada aluno um livro sobre as Serras de Valongo.


Os alunos foram motivados, pela oradora, para visitarem as serras, quer com os professores quer com as suas famílias


É uma actividade para se repetir nos próximos anos, se recebermos o mesmo convite de acolher esta palestra.


Esta sessão abrangeu conteúdos Geográficos mas também das Ciências Naturais, daí que reforçou os conhecimentos dos alunos sobre a sua realidade local.




A Subcoordenadora de Geografia
Manuela Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário