terça-feira, 7 de abril de 2009

HISTÓRIA BREVE DOS BRINQUEDOS


Pensa-se que os primeiros brinquedos a serem feitos foram as bonecas, pelo que mostra uma estátua feita de barro à 40 mil anos em África. Na Antiguidade, outras bonecas parecem ter sido feitas eram feitas em pasta de
papel.



Curiosidades: a primeira fábrica de bonecas surgiu na Alemanha. Os bonecos de peluche foram inventados no século XIX, sendo o mais conhecido e amado o célebre urso Teddy Bear que se tornou um símbolo dos EUA.

As bolas, um dos brinquedos mais antigos que existem, sempre foram um brinquedo preferido das crianças, e por volta de 6.500 a.C no Japão, eram feitas de fibras de bambu e, na China, de pêlos de animais..


Os jogos de tabuleiro foram inventados por sábios e conselheiros antigos. Curiosidades: sabe-se que os faraós egípcios adoravam jogos de tabuleiros como o “Senet”.




Em Portugal os brinquedos de lata e de madeira foram sempre muito populares, destacando-se nos anos 60 e 70 no nosso Concelho, vários artesãos que se dedicavam com arte e carinho aos brinquedos de madeira. Carros de bois, “gregórios”, gaivotas, “relas”, “andarilhos” muito coloridos e belos, fizeram a delícia e os sonhos dos nossos avós e pais.





















Sofia Figueiredo 6ºC

4 comentários:

  1. Estes eram os brinquedos de antigamente, que diferença...

    A Barbie já não existia nesta altura ?

    ResponderEliminar
  2. Foi muito fixe fazer este trabalho, pude aprender mais sobre os brinquedos daquela altura.

    ResponderEliminar
  3. Ja comentei o teu trabalho.

    Comenta o meu :D

    ResponderEliminar