terça-feira, 7 de abril de 2009

A REVOLUÇÃO REPUBLICANA


A Revolução Republicanainiciou-se em Lisboa na madrugada do dia 4 de Outubro de 1910.

Foi a primeira grande Revolução Portuguesa do século XX. O movimento revolucionário partiu de pequenos grupos de conspiradores: membros do exército e da marinha (oficiais e sargentos), alguns dirigentes civis e grande número de populares armados. Apesar de alguma resistência e alguns confrontos militares, o exército fiel à monarquia não conseguiu organizar-se de modo a derrotar os revoltosos. Na manhã de 5 de Outubro de 1910, José Relvas e outros membros do Directório do Partido Republicano Português, à varanda da Câmara Municipal de Lisboa e perante milhares de pessoas, proclamaram a República. No mesmo dia, o Rei D. Manuel II e a família real embarcaram na praia da Ericeira com destino a Gibraltar. O último rei de Portugal seguiu depois para o seu exílio na Inglaterra.
Assim terminou a Monarquia em Portugal.

Os republicanos, uma vez no poder, nomearam um Governo Provisório, presidido pelo Dr. Teófilo Braga, para dirigir o País, enquanto não fosse aprovada a nova Constituição e eleito o primeiro Presidente da República. Mas era necessário criar rapidamente na população a consciência da mudança e o espírito do regime republicano. Foram então aprovados pelo Governo Provisório os símbolos da República Portuguesa:

● O Hino Nacional passou a ser “A Portuguesa” (que já era cantada pelos republicanos antes de 1910).

● Adaptou-se a bandeira vermelha e verde (que substituiu a azul e branca da monarquia).



















Pedro Miguel Fonseca Sequeira nº 19 6ºA




7 comentários:

  1. Este artigo é excelente.
    Revela muita organização e pesquisa. Permitiu-nos aprender de forma interessante sobre a República.
    Os alunos do 2ºA Moutidos

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que este trabalho é muito interssante com muita organização e perfeição. Tem imagens espectaculares e muito ilustrativas.

    ResponderEliminar
  3. Olá,eu sou o Pedro Sequeira e fiz este trabalho com muito entusiasmo. A disciplina de História é das minhas preferidas e adoro a professora a Dra. Maria Luísa Quadrado. A República é um tema que me insssssssssssspirou muito. Ah! História é divertida...

    ResponderEliminar
  4. é uma porcaria~,não prestabnvd.

    ResponderEliminar
  5. O teu trabalho e o melhor que ja vi e estas de parabens

    ResponderEliminar
  6. E excelente e super excelente

    ResponderEliminar
  7. E o melhor e o teu e muitissssssssssssssssimo melhor do que os outros

    ResponderEliminar