terça-feira, 7 de abril de 2009

NÃO ESQUECEMOS...





Somos assim ! Que se há-de fazer? Um Departamento assim, o nosso! Poucos... mas bons, naquilo que interessa ser bom: na união de esforços, no empenho do bem comum, na interacção com a aprendizagem dos alunos, a essência da nossa função de professores do Departamento, mas não única, porque outra existe, não menos importante: os afectos a a importância deles na relação pedagógica. Departamento com “História”, “Estórias” e memórias, muitas delas solidificadas ao longo dos anos da história da nossa escola.

Não esquecemos, não queremos esquecer quem a nós pertence, quem a nós pertenceu, pegadas irremediáveis no nosso crescimento humano e profissional. Nesta caminhada perdemos uma colega, a Rosa Bastos, por falecimento trágico e súbito no próprio estabelecimento, como perdemos alunos fora da escola, ainda como alunos uns, ex-alunos outros. E deles ficará sempre a memória da escola e da comunidade. O José Manuel, a Alexandra , o Álvaro, o Aurelindo, o Hugo, o Bruno Miguel , o Fábio, o Carlos André , a Paula Manuela, a Helena Costa, a Tânia Gongaza, qual sulco em pedra dura, ficarão gravados nos corações, nas memórias de todos.

Assim, como não esquecemos, já vai para uma década que temos uma salutar obrigação: aproveitar a Páscoa, para realizarmos uma celebração pascal, em que todos os docentes e não docentes da nossa escola são lembrados. Por iniciativa da colega de EMRC Rosa Mary Manso, e sempre com a prestimosa colaboração do pároco de Ermesinde, primeiro com o saudoso e também recordado Padre António Mota, agora com o Padre João Peixoto, tem-se conseguido transformar esta celebração num acto de fé religiosa, mas também de memória afectiva muito forte. A comunidade educativa tem dito presente, e durante uma hora CE, Professores, Pais, Alunos, Funcionários, projectam-se escola-memória, mesmo fora dos seus muros.


Foi isto que aconteceu no pretérito dia 25 de Março pelas 21h na Igreja Matriz de Ermesinde. Com a colaboração de vários docentes,alunos, funcionários e encarregados de Educação, com a presença simples e bonita de um coro de alunos da nossa escola que tornou mais calorosa a celebração, com a total disponibilidade do Padre Peixoto, a celebração foi simples e sentida. Foi bom, valeu tanto a pena! É tão bom ter afectos, ter a ternura da memória, ser Escola assim!















O Coordenador de Departamento, a Professora Rosa Mary Manso de EMRC

3 comentários:

  1. Aproveito o momento e ainda em clima de celebração pascal, para desejar a todos os membros da Comunidade Educativa uma Santa Páscoa.
    Rosa Mary

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a prof. Rosa ...

    BoaPáscoa !!!

    ResponderEliminar
  3. ola daqui é Diogo Amorim e Paulo Moutinho desejamos um bom ano de tudo de bom tamos com muitas saudades das aulas dos filmes dos sermões das visitas de estudo da escola.
    Esperamos que tenha um bom ano grande beijinho dos seu antigos alunos Diogo e Paulo.
    Abraço

    ResponderEliminar