domingo, 16 de maio de 2010

JORNADAS COM ENERGIA




“Jornadas com Energia”

Esta actividade não estava prevista no Plano Anual de Actividades, no entanto foi solicitada à Escola pela E.D.P. a sua realização, a qual o Grupo de Geografia decidiu apoiar.


Assim durante todo o dia 28 de Outubro, foram realizadas as Sessões Temáticas “Jornadas com Energia”para algumas turmas previamente escalonadas, dos 2º e 3º ciclos, na Sala dos Alunos.


O dia escolhido foi da responsabilidade dos colaboradores mas as turmas a participar foram por nós seleccionadas de forma a serem acompanhadas por professores das disciplinas que ministram estas temáticas, por professores das áreas curriculares não disciplinares ou por outros professores de outras áreas curriculares, tendo sempre em linha de conta a minimização das ausências a aulas que envolvam disciplinas com exames.


Desta forma foram 10 as turmas que puderam participar nesta Jornadas. Assim duas turmas, em cada 45 minutos, assistiram a uma conferência/debate com um Engenheiro da empresa onde foram focados temas no âmbito da energia e do ambiente, incluindo algumas ideias práticas, dicas e sugestões para implementar na turma, na escola e para partilhar com as suas famílias. Paralelamente a estas sessões, e funcionando como amplificação e extensão prática das sessões, realizou-se uma exposição interactiva, equipada e decorada de acordo com a temática a assessorada por uma equipa de 3 monitores da E.D.P.


O orador no final de cada sessão forneceu a cada professor participante um CD-Rom e material informativo. Em nosso entender esta actividade correu bastante bem. Pensamos indubitavelmente que é uma actividade para se repetir noutros anos, se tivermos oportunidade, dado o feedback positivo que obtivemos por parte dos alunos. Os alunos foram motivados, pelo orador, para realizarem trabalhos em diferentes suportes e enviarem para a E.D.P., trabalhos sujeitos a serem premiados.





A subcoordenadora de Geografia Manuela Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário