domingo, 25 de março de 2012

VIOLÊNCIA TRIBAL NO SUDÃO DO SUL


Segundo as autoridades, é uma nova etapa de um conflito que já deixou 60 mil desabrigados no mais novo país do mundo. O Sudão do Sul tornou se independente do Sudão em Julho de 2011, conforme previa um acordo de paz de 2005 que encerrou décadas de guerra civil. Mas o governo local enfrenta a violência tribal e de rebeldes, que resultou em pelo menos 3.000 mortes em 2011.

Os novos incidentes começaram em dezembro no vasto Estado de Jonglei, onde a tribo Lou Nuer atacou a rival tribo Murle. As autoridades locais dizem que já 2.000 pessoas foram mortas. Philip Thon Leek Deng, parlamentar e líder comunitário local, disse que uma milícia juvenil da tribo Murle atacou Duk Padyet, em Jonglei, matando principalmente crianças, mulheres e idosos da tribo Lou Nuer.

A ONU diz que 60 mil pessoas já tiveram de fugir das suas casas por causa do conflito em Jonglei. O Sudão do Sul é o país mais recente e mais pobre do Mundo, mas o Sudão do Norte já é mais rico, pois abrange a zona petrolífera apesar de estarem a explorar os africanos.

A empresa francesa Total, está a contaminar a zona onde morrem milhares de pessoas devido às contaminações.

Diogo Fernandes 7ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário