Conhecida pelo brilho das suas estrelas, a constelação Crux ou Cruzeiro do Sul situa-se entre inúmeras manchas escuras, o que permite que esta seja destacada.
A sua disposição é idêntica a uma cruz, esseo motivo pelo qual se chama Crux.
A Constelação Crux ou Cruzeiro do Sul é uma das formaçõesmais conhecidas do céu meridional (sul).
Localiza-se perto do Pólo Sul, apenas podendo ser observada no hemisfério sul, à exceção dealgumas regiões do hemisfério norte próximas à linha do equador.
Entre todas as 88 constelações conhecidas, o Cruzeiro do Sul é a que menos área ocupa no céuaustral (sul).
As principais estrelas desta constelação são Alpha, Beta, Gamma e Delta, as de primeira magnitude. Para além destas existe uma outra, Epsilon do Cruzeiro, esta de terceira magnitude.
A olho nu, apenas é possível observar cinco estrelas, quatro delas dispostas em forma de cruz, na qual Alfa e Gama formam a haste; Alfa encontra-se ao pé da cruz; Beta e Delta definem os braços; Epsilon encontra-se sobre o braço menor da cruz.
Beta é a estrela mais brilhante do grupo, uma gigante azul-clara com quase 5 vezes o tamanho do Sol. Com uma luminosidade 8000, estima-se que a estrela esteja a 580 anos-luz.
Gammaforma o topo da cruz. A sua distância não foi ainda calculada.
Delta é o vértice oeste, sendo muito idêntica quanto ao tamanho e distância a Alpha.
Alpha é o vérticeeste, sendo muito idêntica a Delta.
Com apenas binóculos podemos observar tanto Alfa como Gama.
Alpha, Beta e Delta são estrelas quentes e azul-claras, enquanto Gamma é uma estrela vermelha.
O Cruzeiro do Sul é uma constelação circumpolar, ou seja, que se situa sobre a Via Láctea e o Círculo Polar Antártico Celeste.
Anteriormente, esta pequena constelação fazia parte da constelação Centauro, tal como estabelecia Ptolomeu, mas com o passar dos anos, o astrónomo Royer passa a classificar este belíssimo e útil agrupamento de estrelas como uma constelação autónoma, pelas suas próprias características, tais como a sua disposição que a distinguede todas as outras constelações, para além do brilho intenso das suas várias estrelas.
Classificada por Ptolomeu, a constelação Cruzeiro do Sul é um excelente relógio, pois a linha formada pelas estrelas Alfa e Gama, constituintes do braço mais extenso, giram em torno do Pólo Sul aproximadamente durante 24 horas. O braço mais extenso serve também para identificar o Pólo Sul, situado a uma distância de 3,5 vezes a longitude da própria constelação.
No Brasil, o Cruzeiro do Sul é a mais conhecida das 88 constelações que podem ser identificadas da Terra.
O Cruzeiro do Sul aparece, por exemplo, nas bandeiras da Austrália e da Nova Zelândia, com Epsilon do lado esquerdo. Já na bandeira brasileira que também inclui a constelação, podemos encontrar esta mesma estrela do lado direito e por tal motivo, tem provocado polémicas.
Catarina Bragança Turma D
Sem comentários:
Enviar um comentário