quinta-feira, 30 de junho de 2011

Os Esquimós


Os esquimós são um povo nómada de pele amarela e cabelos pretos e que vivem no extremo norte da Terra, nas áreas ao longo do Alasca, Gronelândia, Sibéria oriental e do Canadá. A sua aparência faz com que estes estejam mais próximos da raça mongol.

A própria palavra ‘’ esquimó’’, foi escolhido pelos brancos, que vem da língua dos índios Cree e significa ‘’comedor de carne crua’’ mas estes (esquimós) chamam a si próprios inuit que em português é ‘’gente’’.

Nessas regiões o Inverno é longo e rigoroso. Alimentam-se de animais árcticos como focas, morsas, ursos e baleias e fazem combustível para seus trenós. Para além da caça, os esquimós também pescam. Eles têm o costume de se alimentarem do fígado cru das caças, sua única fonte de vitamina C. Eles matam apenas o necessário para sua sobrevivência, jamais crias, fêmeas prenhas ou bandos inteiros, pois sabem que sua sobrevivência depende destes animais.

Os esquimós vestem-se com peles de animais, porém, ao contrário dos outros povos, usam a pele voltada para dentro, de forma a mantê-la mais próxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado.

Como não existe água, é impossível tomar banho e fazer a barba. O máximo que eles podem fazer é passar gelo no rosto, para se limparem um pouco.

No trenó de cães a principal preocupação são os próprios cães. Eles não são inteiramente domesticados e frequentemente brigam uns com os outros, esquecendo-se que deveriam puxar os trenós. Um esquimó não tenta usar os cachorros de outro, pois, além dos animais só responderem ao comando do seu dono, um “estranho” pode ser atacado. Os esquimós não usam rédeas nem chicotes para comandá-los; pulso firme com as ordens. Os cães andam, param, deitam e correm ao comando de voz dos seus donos.

Vivem em grupos distintos. Habitam em cabanas de pedra, madeira ou gelo chamadas de Iglus. Eles têm a tradição de compartilhar as suas esposas com o visitante, com a finalidade de confundir os maus espíritos em catástrofes ambientais e outras situações inesperadas. O contacto com outras civilizações como comerciantes e exploradores no século XVII, modificou alguns hábitos de suas vidas, como o acesso a novas ferramentas e armas de fogo. Além disso esse contacto permitiu o aparecimento de doenças típicas dos homens brancos. Possuem uma arte bastante desenvolvida e trabalham com muita habilidade os ossos e pele das morsas.

É incrível a capacidade do ser humano se adaptar a qualquer clima e a qualquer ambiente da Terra.

Realizado: Joana Trindade 8F

Sem comentários:

Enviar um comentário