segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A BÚSSOLA


A bússola é um objecto que nos dá a orientação ( Norte, Sul, Este, Oeste,…) a partir de uma agulha metálica.


Não se sabe ao certo quem teve primeiro a ideia de deixar uma pedra de minério de ferro ionizado a indicar o Norte. Estudiosos acreditam que os Chineses foram os primeiros a explorar o fenómeno.


"Si Nan" é considerada como a primeira bússola. "Si Nan" significa "O Governador do Sul" e é simbolizada por uma concha cuja pega aponta para Sul. Como a concha era bastante imprecisa, os Chineses começaram a magnetizar agulhas de modo a ganhar mais precisão e estabilidade. De acordo com alguns escritos Chineses, as primeiras bússolas foram utilizadas no mar por volta do ano 850. A invenção foi então espalhada pelo mundo por astrónomos e cartógrafos para ocidente até aos Indianos, Muçulmanos e Europeus.


A bússola foi desenvolvida através dos séculos, e um avanço considerável foi conseguido quando se descobriu que uma fina peça de metal podia ser magnetizada, esfregando-a com minério de ferro. O passo seguinte foi conseguir envolver e encerrar a agulha num invólucro cheio de ar e transparente, o chamado invólucro da bússola. E desta forma a agulha estava protegida. Inicialmente, as agulhas das bússolas "dançavam" bastante e demoravam muito tempo a estabilizar. As bússolas modernas são instrumentos de precisão, e a sua agulha, geralmente encerrada num invólucro cheio de líquido, rapidamente se posiciona na direcção norte-sul.


Daniel Henriques Nº8 7ºD

1 comentário:

  1. Parabéns Daniel ,mais uma vez pela tua vontade de saber um pouco mais, do tão pouco que vos ensino.
    É muito bom ter alunos como tu.

    Manuela Dias

    ResponderEliminar