quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SISMO NO HAITI





Sismo no Haiti – 12 de Janeiro de 2010

O Haiti é um país das Caraíbas, situado no continente americano, na ilha de S. Domingos, que tem como capital a cidade de Port au Prince. Faz fronteira entre a placa tectónica do Caribe e a placa tectónica Norte – americana, uma das razões pela qual é uma zona propícia a catástrofes naturais, das quais podemos destacar o sismo de magnitude 6,7 em Port au Prince, no ano de 1984 e, agora o sismo a 12 de Janeiro deste ano, também em Port au Prince.



O sismo registou uma magnitude de 7,0 na escala de Richter e foi localizado o epicentro em terra, a 15Km da cidade de Port au Prince. O sismo foi seguido de mais de 10 réplicas até às 4h53, hora local, das quais a mais desvastadora teve uma magnitude de 5,9. Apesar de ter durado quase 1 minuto, o sismo foi devastador, deixando a cidade com um grau muito significativo de destruição, como pontes partidas, estradas cortadas, milhares de edifícios em ruínas e, sobretudo mais de três milhões de pessoas afectadas, quase um terço da população, sendo já considerado a maior catástrofe natural neste país nos últimos 200 anos.



Ainda não se sabe do número exacto de mortos, pessoas feridas ou desaparecidas entre os escombros dos edifícios que ruíram, no entanto as autoridades norte – americanas contam com um número entre os 150 mil e os 200 mil. A devastação no Hait foi catastrófica, nomeadamente na sua capital, Port au Prince, que é também a cidade com maior densidade populacional deste País. Neste momento depende da ajuda internacional e que será necessária até à sua total recuperação.


Ana Beatriz N-º1 8-ºC



1 comentário:

  1. Beatriz gostei de publicar o teu artigo neste formato de jornal.
    Para além de estar bastante bom espero que ele possa ser um incentivo para que outros colegas teus tenham a mesma curiosidade e vontade e saber cada vez mais e
    de uma forma tão autónoma.

    Parabéns!
    A tua Professora de Geografia
    Manuela Dias

    ResponderEliminar