quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Levanta-te , Actua


O “Levanta-te e Actua” é uma iniciativa global que entre 16 e 18 de Outubro apela a todos para que se levantem, exigindo que os seus governos cumpram com as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.


Em 2008, mais de 116 milhões de pessoas em todo o mundo levantaram-se, quebrando o recorde mundial reconhecido pelo Guinness. Portugal contribuiu com mais de 93 mil vozes nesta iniciativa.


À semelhança do ano passado, espera-se que 2009 volte a ser um grande momento de mobilização a nível nacional acreditando que, juntos, alcançaremos pelo menos os 100 mil participantes.

São programadas diversas acções de norte a sul do país, como forma simbólica de luta e protesto: concertos musicais, actividades desportivas, teatros, dança, reuniões, entre muitas outras acções. O “Levanta-te e Actua” lança o convite para que todas as portuguesas e portugueses actuem, participando.


Não podemos ficar indiferentes!



Este manifesto surge no âmbito dos compromissos assumidos pela União Europeia, em 2000, nas Cimeiras de Lisboa e Nice, e aproveita a onda mobilizadora da campanha mundial Global Call for Action Against Poverty, que em Portugal tem o nome de Pobreza Zero, para afirmar que o relegar para o passado da pobreza no mundo, passa necessariamente pela sua Erradicação em Portugal.


A pobreza, em Portugal, é um problema social grave e o seu não reconhecimento tem-se revelado, ultimamente, um dos maiores entraves ao seu fim.
Em Portugal, há um desequilíbrio muito grande. Temos uma percentagem razoável de pessoas que vive bem e depois temos 21% da população a viver abaixo do limiar da pobreza. É um problema de justiça, de distribuição de riqueza


O presidente da delegação portuguesa da Rede Europeia Anti-Pobreza disse que 100 das maiores fortunas portuguesas representarem cerca de 17% do Produto Interno Bruto (PIB) enquanto 12,4% da população activa vive com o salário mínimo nacional. E, se por um lado, pouco mais de dez mil pessoas têm rendimentos acima dos 816 mil euros anuais, um em cada cinco portugueses, isto é, 21% da população total, sobrevive no limiar da pobreza.


Diariamente morrem 50 mil pessoas de pobreza extrema. A desigualdade entre os ricos e pobres não pára de aumentar. Aproximadamente metade da população mundial vive em situação de pobreza.


Geografia - Beatriz Pereira - 7ºD

2 comentários:

  1. belo trabalho bia continua assim

    ResponderEliminar
  2. Beatriz o teu artigo sobre esta temática tão actual como a pobreza é uma forma de agir e sentires o "Levanta-te e Actua".

    Parabéns!
    A tua professora de GEOGRAFIA

    ResponderEliminar