quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL CONTRA A POBREZA



No dia 17 de Outubro de cada ano, os mais pobres e todos aqueles que, a seu lado, recusam a miséria e a exclusão reúnem-se, no mundo inteiro, com a finalidade de testemunharem a sua solidariedade e compromisso, para que os Direitos Fundamentais sejam devolvidos aos mais pobres.

As origens do Dia Mundial Contra a Pobreza encontram-se num grupo de famílias com uma grave situação económica que viviam num bairro de lata em Noisy-le-Grand, nos arredores de Paris. O padre Joseph Wresinski, homem nascido na miséria, decide juntar-se a estas famílias. Com elas fundará em 1957 uma associação que se tornará mais tarde o Movimento ATD Quarto Mundo.

Estas famílias, afastadas do mundo dos homens, precisavam que alguns membros da sociedade, se juntassem a elas para, recusarem a condição de exclusão de que eram vítimas. Assim nasceu uma verdadeira Jornada Mundial da Recusa da Miséria, por iniciativa dos mais pobres do mundo inteiro e uma história de parceria entre famílias muito pobres e cidadãos reconhecidos na sociedade.

Assim em 17 de Outubro de 1987, as famílias mais pobres do mundo têm finalmente um local, universalmente reconhecido.

Em 17 de Outubro de 1992, as Nações Unidas reconhecem o Quarto Mundo.

Em 22 de Dezembro de 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas adopta uma resolução que proclama o dia 17 de Outubro como “Jornada Internacional para a Eliminação da Pobreza”.
Em 17 de Outubro de 1994, as famílias do Quarto Mundo, reunidas em Congresso nos Estados Unidos da América, foram recebidas pelo Secretário-Geral das Nações Unidas.
Entre 1996 – 2006, as famílias mais pobres são reconhecidas como parceiros na construção do mundo de amanhã.

As Nações Unidas designaram oficialmente o ano de 1996 como “Ano Internacional para a Eliminação da Pobreza”, e permitiram que esta fraternidade entre todos os Homens se prolongue. Hoje está ao alcance de todos que o desejarem, associar-se a esta corrente mundial.

Geografia - Ana Sofia Sousa - 8ºA

1 comentário:

  1. Parabéns e continua com esse espiríto de curiosidade.

    A tua professora de Geografia

    ResponderEliminar