segunda-feira, 4 de maio de 2009

O GEÓGRAFO...FOTÓGRAFO


Orlando Ribeiro essencialmente dedicado ao ensino universitário e investigação em Geografia, é considerado o renovador desta ciência em Portugal no século XX.

É o geógrafo português mais conhecido a nível internacional. Renovou a Geografia com a introdução do factor humano nesta ciência, que desde os anos do liceu levou ao seu interesse pelo o conhecimento da História, da Antropologia, da Etnografia, através do contacto, com David Lopes, seu professor, Leite de Vasconcelos, de quem foi também, (desde muito jovem e ao longo da vida, dedicado discípulo), entre outros.

Licenciado em Geografia e História em 1932, Orlando Ribeiro doutorou-se em Geografia pela Universidade de Lisboa em 1935, com a tese “A Arrábida, esboço geográfico”.



Da sua intensa actividade destaca-se, em 1945, uma das suas obras mais conhecidas, “Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico”, e a criação, em 1966, da revista “Finisterra”, uma das mais importantes para a geografia , a nível nacional e internacional.

Em 1949 organizou em Lisbo
a o que seria, no pós-guerra, o I Congresso da União Geográfica Internacional, organização para que viria a ser nomeado Vice-Presidente em 1952. São talvez as viagens, e os trabalhos delas resultantes, o melhor testemunho da sua actividade como geógrafo. Mas são também elas, as ligações que nos revelam as suas preocupações sociais com os territórios e os povos estudados, e nos mostraram a sua sensibilidade como fotógrafo. Porém a sua importância social surgiu muito tarde no nosso país.



Sem comentários:

Enviar um comentário