quinta-feira, 7 de maio de 2009

O EURO


O EURO – A moeda única europeia

O Euro é a moeda de 16 países da União Europe
ia que se vão do Mediterrâneo ao Círculo Polar Árctico (Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal).

O Euro (€) tornou-se uma realidade no dia 1 de Janeiro de 2002. E a Europa festejou o nascimento físico da nova moeda com muito entusiasmo. Nessa data a Europa viveu um grande momento da sua história, feito do sentimento do dever cumprido e de esperança. As notas e moedas e
m Euros entraram em circulação suavemente, sem grandes problemas, originando uma curiosidade em toda a zona da Eurolândia – e perante o olhar atento do mundo inteiro em clima de euforia.

A entrada em circulação do Euro no conjunto dos doze países implicados (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlâ
ndia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal) foi um verdadeiro êxito, sendo de toda a justiça realçar o notável trabalho desenvolvido pelo Banco Central Europeu, Governos e instituições nacionais.
O entusiasmo suscitado pelas primeiras horas da nova moeda revelou até que ponto a construção europeia está em vias de passar de uma noção abstracta para uma realidade concreta que marcará o quotidiano de mais de 300 milhões de cidadãos, reforçando a sua identidade e o sentimento de partilha de um destino comum.


O Euro é um factor de união, de identidade comum aos di
versos povos europeus e tornou-se no símbolo mais visível da cidadania europeia.



PEQUENA HISTÓRIA DO EURO

Há anos que a nova moeda estava a ser preparada.

O Tratado de Roma (1957) estabeleceu o mercado comum europeu como um objectivo cuja finalidade é assegurar o progresso económico e contribuir para “ uma união mais estreita entre os povos europeus”.


Esta tarefa é concretizada com a colaboração dos bancos centrais nacionais. O BCE, juntamente com os bancos centrais nacionais da área do Euro, formam o Eurosistema. Dos actuais 27 Estados – membros são o
s seguintes os países da União Europeia que adoptaram a moeda comum: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes mais recentes, bem assim como outros Estados – membros mais antigos da U.E. - possam, nos próximos anos, partilhar também o Euro como moeda oficial.

Já agora: Porque razão alguns países não aderiram ao Euro ?

O Reino Unido não aderiu, pois a sua moeda, a libra esterlina, é mais valorizada que o Euro, o que aumenta o poder de compra desse país na comunidade. Já no caso da Dinamarca o motivo é o oposto: sua moeda, a coroa dinamarquesa, sendo desvalorizada em relação ao Euro, facilita as exportações para outras nações do bloco.


Sem comentários:

Enviar um comentário