terça-feira, 18 de outubro de 2011

Nascimento de um Novo País: Sudão do Sul






Sudão divide-se em dois países e dá origem a um novo país que aumenta a lista dos países africanos.

O território que hoje o Sudão do Sul ocupa, era parte do antigo Sudão, país este que se tornou independente a 1956. Após a Primeira Guerra Civil, o sul do Sudão tornou-se uma região autónoma, em 1972, que durou até 1983.

A Segunda Guerra Civil, que ocorreu anos depois, resultou novamente na autonomia da região sul através do Tratado de Naivasha, este assinado a 9 de Janeiro de 2005 no Quénia, com o Exército Popular de Libertação do Sudão.

A 9 de Julho de 2011, o Sudão do Sul tornou-se um estado independente, e a 14 de Julho de 2011, este mesmo país tornou-seum estado membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O Sudão do Sul também entrou para a União Africana a 28 de Julho de 2011.


ARepública do Sudão do Sul é um país encravado localizado no nordeste da África. Este país é assim designado pois encontra-se a sul do Sudão. Para além da fronteira a norte com o Sudão, também faz fronteira a leste com a Etiópia, ao sul com o Quénia, Uganda e Republica Democrática do Congo, e a oeste com a República Centro-Africana.

O Sudão do Sulpossui quase todos os seus órgãos administrativos em Juba, esta cidade que é a capital, mas também a maior cidade.

No Sudão do Sul encontra-se cerca de 75% das reservas de petróleo do antigo Sudão, localizada sobretudo na região de Abyei.

Hoje o petróleo corresponde a cerca de 98% da receita do novo país.Apesar de o Sudão do Sul ter bastante petróleo, é um dos países mais pobres do mundo, com altas taxas de mortalidade infantil, o que faz do sistema de saúde do país o pior do mundo.

Em termos de educação, o Sudão do Sul não é dos melhores pois maior parte das crianças não frequentam escolas, e por essa mesma razão, o índice de alfabetismo é muito elevado, chegando a 85%


Localização Geográfica do Sudão do Sul




O atual Presidente do Sudão do Sul é Salva Kiir Mayardit e a moeda sudanesa do sul é a Libra sul sudanesa

Catarina Bragança 7º D

Sem comentários:

Enviar um comentário