segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dia da Floresta Autóctone

Porquê o Dia da Floresta Autóctone?

O Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro) foi estabelecido para promover a divulgação da importância económica e ambiental da conservação das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição. Este dia está mais adaptado às condições climatéricas portuguesas para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta - 21 de Março, criado inicialmente para os países do Norte da Europa.

Esta pior relação com a plantação em Março prende-se com a ausência a curto prazo de um facto essencial ao desenvolvimento da jovem árvore – a água. A plantação de árvores no início da Primavera em Portugal apresenta frequentemente um baixo sucesso, associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão. Nesta altura torna-se mais adequado, na situação portuguesa, ver o desenvolvimento das áreas plantadas em Novembro ou até para uma visita à floresta.

A participação e colaboração de todos è fundamental para a protecção da nossa floresta autóctone, nomeadamente na recolha de algumas sementes, na sua germinação e plantação. Para mais esclarecimentos sobre quais as árvores mais adequadas na sua região, contacte a cooperativa da sua zona ou os serviços florestais.

As professoras de Geografia

Dia Europeu Sem Carros

Dia Europeu sem Carros – Dia da Cidade sem Carros

22 Setembro

Sabias que…

…a poluição atmosférica é responsável por 40 mil mortes por ano na Áustria, França e Suíça e

contribui para o aparecimento de 25 mil novos casos de asma todos os anos, sendo metade dos casos provocados pelos gases libertados pelos carros?

…os fumos dos escapes entram pelos narizes, alojam-se nos pulmões, misturam-se no sangue e intrometem-se no sistema nervoso, e que o chiar dos pneus, as buzinas e os motores massacram o canal auditivo?

…os custos para o ambiente e a saúde humana da opção generalizada pelo automóvel ascendem, em Portugal, a dois mil milhões de contos?

…o buraco da camada de ozono nunca esteve tão grande. Além de abranger a Antárctida já está a chegar à América do Sul? Apresenta já uma dimensão três vezes superior à superfície dos Estados Unidos, atingindo os 28,3 milhões de Km2.

…a camada de ozono protege a Terra dos raios ultravioletas, perigosos para o Homem e para os ecossistemas? A sua destruição tem contribuído para o aumento do número de pessoas que sofrem de cancro em países como a Austrália.

…os gases demoram 7, 15 ou 20 anos a chegar à estratosfera pelo que esta fase em que o buraco assume proporções gigantescas deve continuar até 2010? Basta de sermos egoístas, pensemos mais nas gerações vindouras.

…caminhar e andar de bicicleta são hábitos que, mais do que ecológicos, são saudáveis? A partir dos 35 anos pedalar um pouco mais de 60 Km por semana pode acrescentar 2 anos à sua esperança de vida.

As professoras de Geografia

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia Europeu Sem Carro



O dia europeu sem carros começou a ser comemorado em França em 1998, sendo que a União Europeia só o aprovou em 2000.

Atualmente este dia é celebrado a 22 de Setembro.

Esta data quer sensibilizar os automobilistas e as autoridades para a necessidade de não poluir o ambiente, de forma a aumentar a qualidade de vida e preservar os recursos naturais, deixando os carros, passando a utilizar os transportes públicos, a bicicleta e até mesmo a deslocação a pé.

Este dia foi incluído na Semana Europeia da Mobilidade, celebrado através da promoção de ações de sensibilização.

Em certas cidades são cortadas ruas ao trânsito, de forma a pedir à população, que poupem nas suas deslocações e comecem a utilizar mais meios de transporte e menos os transportes particulares.


Trabalho realizado por:

Diana Afonso Tigre Nº6 7ºD




Nascimento de um Novo País: Sudão do Sul






Sudão divide-se em dois países e dá origem a um novo país que aumenta a lista dos países africanos.

O território que hoje o Sudão do Sul ocupa, era parte do antigo Sudão, país este que se tornou independente a 1956. Após a Primeira Guerra Civil, o sul do Sudão tornou-se uma região autónoma, em 1972, que durou até 1983.

A Segunda Guerra Civil, que ocorreu anos depois, resultou novamente na autonomia da região sul através do Tratado de Naivasha, este assinado a 9 de Janeiro de 2005 no Quénia, com o Exército Popular de Libertação do Sudão.

A 9 de Julho de 2011, o Sudão do Sul tornou-se um estado independente, e a 14 de Julho de 2011, este mesmo país tornou-seum estado membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O Sudão do Sul também entrou para a União Africana a 28 de Julho de 2011.


ARepública do Sudão do Sul é um país encravado localizado no nordeste da África. Este país é assim designado pois encontra-se a sul do Sudão. Para além da fronteira a norte com o Sudão, também faz fronteira a leste com a Etiópia, ao sul com o Quénia, Uganda e Republica Democrática do Congo, e a oeste com a República Centro-Africana.

O Sudão do Sulpossui quase todos os seus órgãos administrativos em Juba, esta cidade que é a capital, mas também a maior cidade.

No Sudão do Sul encontra-se cerca de 75% das reservas de petróleo do antigo Sudão, localizada sobretudo na região de Abyei.

Hoje o petróleo corresponde a cerca de 98% da receita do novo país.Apesar de o Sudão do Sul ter bastante petróleo, é um dos países mais pobres do mundo, com altas taxas de mortalidade infantil, o que faz do sistema de saúde do país o pior do mundo.

Em termos de educação, o Sudão do Sul não é dos melhores pois maior parte das crianças não frequentam escolas, e por essa mesma razão, o índice de alfabetismo é muito elevado, chegando a 85%


Localização Geográfica do Sudão do Sul




O atual Presidente do Sudão do Sul é Salva Kiir Mayardit e a moeda sudanesa do sul é a Libra sul sudanesa

Catarina Bragança 7º D

Satélite dos EUA cai no Oceano Pacífico


Segundo a NASA , o satélite não comandado que estava previsto cair em zonas povoadas entre a noite de sexta para sábado, caiu por volta das 05:00 (hora de Lisboa), no dia 17 de Setembro, no Oceano Pacífico, mas o local previsto da queda do satélite ainda está por identificar.

Identificação do satélite:

NOME: Atmosphere Research Sattelite (UARS, Satélite de Investigação da Atmosfera Superior)

LANÇADO EM: 1991

PESO: 6 Toneladas

CURIOSIDADES : Não se previa que 26 das suas peças se desintegrassem durante a entrada na atmosfera da Terra e atingissem a superfície.
Algumas das peças pesam mais do que cem quilos e, segundo os cálculos, poderiam espalhar-se numa área de 800 quilómetros, com um risco de um em 3200 de acertarem numa pessoa e matarem-na. O UARS estava desativado e sem combustível desde 2005.


AVISOS DA NASA :
Desde dia 12 de Setembro que a NASA enviou descrições da situação do satélite (UARS). A data da queda estava apontada para sexta-feira, mas os efeitos da actividade solar fizeram atrasá-lo.

Trabalho realizado por:

Diana Laezza 8ºD Nº9

Sônia Couto 8ºD Nº22

Ana Leite 8ºD Nº1