segunda-feira, 8 de março de 2010

RAQUEL SOEIRO DE BRITO


No Dia Internacional da Mulher

A Mulher na Geografia - Raquel Soeiro de Brito


Doutor em Geografia pela Universidade de Lisboa em 1955. Entre 1960/62 foi Professora Associada e entre 1966/77 foi Catedrática no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, onde exerceu também as funções de Presidente da Comissão Directiva.


Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para além de Professora Catedrática, exerceu várias vezes as funções de Vice Directora.



Fundou os Departamentos de: · Antropologia, em 1977; · Geografia e Planeamento Regional, em 1980; · O Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional; · O Instituto de Dinâmica do Espaço. Professora convidada das universidades de Limoges e de Paris (vários períodos ao longo de quase uma década).


Como actividades científicas principais, para além da docência, contam-se inúmeras missões de estudo em todos os ex-territórios ultramarinos, Brasil e África Ocidental;


· Participação activa em numerosas reuniões científicas, nacionais e estrangeiras;


· Programas Comunitários de Investigação;


· Publicação de trabalhos científicos (várias dezenas de títulos);


· O último São Miguel, a Ilha Verde;


· Estudo Geográfico 1950-2000, Ribeira Grande;


· Coingra 2004.


Entre as várias distinções honoríficas nacionais e estrangeiras distingue-se a de Grande Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada, (1998).



É vice-presidente da Academia de Marinha.


2 comentários:

  1. Neste "Dia Internacional da Mulher"mais uma Geógrafa que se destaca ainda pelo trabalho que exerce na Academia da Marinha Portuguesa, apesar da sua idade. O saber permanece e é uma mais valia para o nosso país.

    A subcoordenadora de Geografia

    ResponderEliminar
  2. Caros senhores, só hoje vi este blog que acho importante.
    Gostaria que me dessem pistas sobre a obra ou obras onde Raquel Soeiro de Brito escreveu acerca de Palheiros ou barracos e/ou casas de madeira do Litoral português.
    Antecipadamente grato
    Luís Neto

    ResponderEliminar