terça-feira, 24 de novembro de 2009

D. JOÃO II


Ainda muito jovem, foi incumbido pelo pai (D. Afonso V) da regência do reino, enquanto este se ocupava das conquistas no Norte de África.

D. João II subiu ao trono, em 1481.

A grande prioridade do seu reinado foram as descobertas marítimas. Aos descobrimentos efectuados sob a orientação de D. João II, entre 1474 e 1495, é costume chamar «Descobrimentos joaninos». Foi uma época muito diferente da anterior, porque as viagens passaram a obedecer a um plano pré-estabelecido e tinham um objectivo último - a Índia. D. João II elaborou um projecto de expansão tão bem estruturado, tão complexo, tão ambicioso, que ainda hoje nos deixa espantados.


E, consciente de que a defesa era tão importante em terra como no mar, mandou construir um castelo em São Jorge da Mina e povoar as ilhas de S. Tomé e Príncipe, portos privilegiados para acolherem na viagem de regresso ao reino.


Sob a sua orientação o comércio marítimo floresceu. Fundaram-se diversas feitorias, onde os portugueses recolhiam produtos variados, que descarregavam em Lisboa, na Casa da Guiné e da Mina.
O seu grande projecto era a Índia. Tinha informações sobre as dimensões do globo e decidira atingir a terra das especiarias contornando a África. Assim, ser-lhe-ia possível substituir os mouros e os italianos no comércio com o Oriente. Às expedições regulares que enviava aos centros do comércio no litoral africano somaram-se outras com a missão concreta e definida de procurar a passagem para o Índico. Primeiro, Diogo Cão, depois, Bartolomeu Dias, que de uma forma algo inesperada fez a vontade ao rei.
D. João II, certo de que mais tarde ou mais cedo os navios portugueses chegariam ao Índico, enviou mensageiros por terra a fim de averiguarem tudo o que pudesse facilitar o arranque e o encontro final. Desta viagem, efectuada por Afonso de Paiva e Pêro da Covilhã, segunda tentativa no género, resultaram informações precisas sobre a navegação no Índico, sobre o comércio na Índia e sobre o tal reino cristão – o do Preste João – que se dizia existir e que existia mesmo na costa oriental africana.


A morte veio surpreendê-lo demasiado cedo e não lhe deixou acabar o que começara. Só no reinado seguinte, já sem dificuldades de maior, os portugueses atingiram a Índia. Puderam também continuar a navegar no Atlântico sem concorrência graças à força e ousadia com que D. João II impôs condições na espantosa partilha do novo mundo que os países ibéricos se sentiram no direito de fazer, quando assinaram o Tratado de Tordesilhas.



Trabalho realizado por : José Pedro

Nº 21

8C


Sem comentários:

Enviar um comentário